sexta-feira, 31 de julho de 2009

ADOLESCÊNCIA... vem com tudo!!!



''Já é ..."o Dia do Adolescente Batista, no primeiro domingo de agosto em nossa denominação batista. E o que dizer sobre esta fase da vida tão incompreendida?

Primeiramente precisamos entender o que significa a palavra adolescente: ela vem do latim adolescer, que quer dizer crescer atingir a maturidade.

Uma das maiores observações a respeito do adolescente é aquele que demonstra ser alguém ''tipo assim'' nem lá nem cá. Não é uma adulto ainda e criança também não.

Eles tem atitudes maduras uma hora e em outras bem ''verdes''. Algo "sinistro'', mas a maturidade toma conta da vida da pessoa com o tempo e algumas contestações desta fase serão deixadas de lado no futuro.

Viver com a ''turma'' parece ser tudo de bom nesta vida. Porém, se nesta estiverem pessoas de influência negativa, eis o grande perigo! Todos parecem ser iguais, por mais que tendem à rebeldia como forma de chamar atenção: mesmas roupas, hábitos, costumes, o que faz com que, quando estejam na igreja sejam ''unidos'' mesmo!!! O pior se for uma turma ímpia também!
Porque ''todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convém; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam.'' I Coríntios 10.23
É esta a fase na qual boa parte dos cristãos aceitou e ainda continua aceitando a Cristo como Salvador, o que marca profundamente a sua existência. Entretanto, isto se o crente for realmente convertido e não apenas ''convencido'' no Evangelho.
O crescimento, em especial na vida cristã, não é exclusivo da fase adolescente, pois é necessário que todos sigam o exemplo de JESUS no dia-a-dia, que crescia ''em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens''. Lucas 2.52
Quando chamados de ''aborrecentes'', estes que passam por fases melhores e piores, podem crescer muito e levar o que nela vivem para o resto da vida, como experências marcantes em todos os sentidos e áreas.
Parabéns aos adolescentes batistas em sua linguagem! Que Deus abençoe a todos os ''manos''! "Fui..."
Autor: Rogério Ferreira de Araújo (JB - 2/8/09)

Nenhum comentário:

Postar um comentário